Wednesday , September 18 2019
Home / portugal / Mal de Parkinson's segunda causa de doença degenerativa mais comum do mundo – Jornal de Caruaru

Mal de Parkinson's segunda causa de doença degenerativa mais comum do mundo – Jornal de Caruaru



Doença de Parkinson - imagine de Sabine van Erp por Pixabay
Doença de Parkinson – imagine de Sabine van Erp por Pixabay

Classificada no grupo de doenças de Distúrbios de Movimento, o Mal de Parkinson se apresenta mais claramente e partir das alterações motoras que causa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 1% da população mundial acima de 65 anos sofre com a doença. No Brasil, and the estimate of the eu acometa mais de 200 miles pessoas, sendo a segunda causa de doença degenerativa mais comum, so perdendo para o Mal de Alzheimer. Descrita pela primeira vez como Paralisia Agitante, pelo médico inglês James Parkinson, em 1817, de Dia Mundial de Conscientização sobre e Doença de Parkinson passou a ser o 11 de abril, data de nascimento do médico.

A classe médica não sabe, com clareza, o que inicia o processo que leva à degeneração proveniente da doença. O que é documentado é que um grupo de neurônios produtores do neurotransmissor dopamina – tipo de hormônio que circula no mesencéfalo; É justamente and falta de dopamina que leva and surgimento dos sinais da doença. Os sintomas costumam aparecer and partir dos 60 anos de idade, mas há casos em que esses surgem de form precoce, entre os 40 e 50 anos de vida. Segundo o neurologista Paulo Henrique Fonseca, os sinais motores são os principais alertas: tremor, rigidez, lentificação dos movimentos e tendência e quedas. Esses são sintomas comuns à população idosa e também presentes em outras condições. About fator dificulta and identificação da doença. Por isso, and necessidade de avaliação e diagóstico profissional.

“About Parkinson's Parkinson's caracterico aos olhos do neurologista, assim como and instabilidade postural no idoso. A tendência a quedas pode surgir de outros problemas, a exemplo de uma neuropatia diabética. Por isso, o diagnóstico diferencial é fundamental. Há todo um contexto prévio aos sintomas motores, que, uma vez instalados, são muitos característicos, and exemplo de alterações de memória e de comportamento. Ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que permit o fechamento do diagnóstico clínico. Os motores são os principais. No entanto, há outros que podem estar envolvidos, a exemplo de alterações de pele, como e dermatite seborreica; gastrointestinais, como prisão de ventre; on salivação e / ou no sono – o Transtorno Comportamental do Sono ”, exemplifica o especialista.

O tratamento para a doença é farmacológico e centrado, há mais de 50 anos, em uma substância chamada Levodopa. O medicamento repõe a dopamina no cérebro. Segundo o neurologista Paulo Henrique Fonseca, em 50 anos nada se provou tão eficaz. “Há melhora dos sintomas e, consequentemente, da qualidade de vida. Além disso, and gente propõe que os patientes sejam abordados de uma maneira multidisciplinar. Devem atuar profissionais da reabilitação, como educador físico, fisioterapeuta, psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais. Quanto mais with puder investir, devido and pluralidade dos sintomas, melhor o beneficio ”, explica.

Quanto mais precoce o diagnóstico e o acompanhamento do patient, mais se atingirá uma qualidade de vida próxima da normalidade. A rotina do doente precisa passar por adaptações, I que este irá precisar de suporte no ambiente familiar. É possível se continuar produtivo, trabalhando, desempenhando funções sociais e, eventualmente, acadêmicas. O ideal é que se tente trazer o diagnosticado precocemente para um estilo de vida o mais próximo do que se tinha antes; o que é possível, segundo o médico Paulo Henrique Fonseca.

About profissional alerta, no entanto, que and prevenção é sememp o mais indicado. “Mais do que isso, em vez de prevenir as doenças, promo and saúde. Se você promove um bom estilo de vida para o seu cotidiano, reduzindo o nível de estresse, dormindo melhor, se alimentando melhor, se socializando, fazendo práticas que envolvam contato com , assim, prevenindo and imensa maioria das doenças ”, destaca.


Source link